PERGUNTAS FREQUENTES

Sobre Incêndios Florestais:

Quais as principais causas dos Incêndios Florestais no DF?

As principais causas de Incêndio Florestal são advindas da atividade humana, como por exemplo: queima de lixo; queima de podas; queima de resto de culturas em propriedades agrícolas; aceiros mal dimensionados, e ainda ações criminosas diversas. 

Quais são as perdas, ou estimativa de prejuízo, que os Incêndios Florestais causam à sociedade?

Os Incêndios Florestais (queimadas) geram prejuízos anuais na qualidade do ar do Distrito Federal; e causam basicamente três tipos de danos: materiais, ambientais e humanos, ocasionando perda progressiva na qualidade da fauna e flora do nosso cerrado/bioma; danos patrimoniais diversos; e danos à saúde de nossas famílias. As perdas oriundas desses sinistros são tão devastadoras quanto outros desastres, como grandes inundações, deslizamentos de terra, entre outros.

Existem prejuízos cumulativos com a queima constante, ou anual, do Cerrado?

Os Incêndios Florestais prejudicam a qualidade do ar e consequentemente aumentam as doenças respiratórias trazendo danos à saúde. A vegetação atingida repetidamente, sem tempo para devida recuperação, acaba por alterar sua estrutura e diversidade progressivamente modificando sua fitofisionomia natural com o passar dos anos, influindo inclusive na especialização (diversidade) da fauna local, que é expulsa do seu habitat natural, sendo forçada muitas vezes a interagir com o homem, trazendo riscos a sua existência.

Quais as formas de prevenção de Incêndios Florestais? 

A principal medida preventiva com relação aos incêndios florestais é a construção de aceiros (limpeza do terreno numa largura de 4 metros) ao redor da propriedade, que proteja especialmente as casas, currais, galinheiros, etc. Os aceiros servem como barreiras contra os incêndios, protegendo vidas e patrimônio. Além disso, fazer controle da vegetação em áreas rurais com auxílio de meios mecanizados como roçadeiras, capina e arado, realizar a coleta seletiva e compostagem de lixo orgânico e não realizar nenhum tipo de queima para controle de lixo, ou restos de culturas e podas. É importante também a realização de campanhas de conscientização à população objetivando as ações acima propostas, e fiscalização de ações criminosas quanto ao uso do fogo. 

O que fazer em caso de queimadas?

Primeiramente, acionar o CBMDF pelo número 193 o mais rápido possível, se identificar e informar corretamente o local da ocorrência, com ponto de referência caso haja possibilidade. A segunda ação é procurar um local seguro, longe das chamas, na direção oposta a do vento e, caso seja proprietário da área e tenha gado ou alguma criação de animais que possivelmente possam ser vítimas dos incêndios florestais, liberem as porteiras, colchetes, etc, para que não ocorram acidentes. 

Quais as áreas mais atingidas? 

De acordo com os relatórios anuais da OPVV, as regiões administrativas mais atingidas são respectivamente: Gama, Samambaia, Brazlândia, Santa Maria, Planaltina e São Sebastião.

Em qual Fase a OPVV se encontra em Agosto? E qual seu efetivo?

A operação está em sua Fase III (Combate Intermediário), até o final de agosto, quando inicia o período tradicionalmente mais crítico. Temos, atualmente, 226 militares inteiramente à disposição da Operação Verde Vivo, e, na Fase III, temos um reforço diário de aproximadamente 120 militares. Temos à disposição, também, o apoio do Grupamento de Aviação Operacional do Corpo de Bombeiros. A partir de 2021, temos um drone exclusivamente para uso do Grupamento de Proteção Ambiental.

O treinamento de associações de chácaras e condomínios rurais é feito em qual Fase da OPVV? E como faço a solicitação?

O treinamento de associações de chácaras e condomínios rurais é feito na Fase I da Operação Verde Vivo (normalmente março a maio), que é a fase preparatória, a qual é focada em prevenção, planejamento e instrução. 

A solicitação do treinamento se dá por meio de ofício ao Grupamento de Proteção Ambiental, naqueles meses citados, e então é agendado o treinamento.

O que é feito no treinamento de associações de chácaras e condomínios rurais?

O treinamento consiste em uma palestra, seguida de uma oficina de confecção de abafadores, com a orientação do uso correto dessa ferramenta, e das medidas iniciais de combate a pequenos focos de incêndio. Normalmente, cada chacareiro que participa do treinamento recebe a doação de 1 abafador.

O proprietário rural pode combater em alguma hipótese?

Caso o proprietário rural já tenha recebido treinamento de primeira resposta no combate a incêndios florestais, e apenas nesses casos, ele pode, com a ajuda de algum vizinho capacitado, realizar o primeiro combate ao fogo, sempre levando em conta a proteção individual (uso de roupas de manga comprida, luvas e botas), até a chegada de uma guarnição dos bombeiros.

Como fazer uma queima controlada?

Não é permitido fazer fogo nas propriedades rurais. Caso o proprietário de área rural queira fazer uma queima controlada, deve-se primeiramente entrar em contato com os Órgãos Responsáveis. As queimas somente podem ser feitas mediante solicitação ao IBAMA, seguido de comunicação ao Corpo de Bombeiros, para que as guarnições estejam cientes de que se trata de queima controlada, caso avistem a fumaça.

Sobre Produtos Perigosos:

GLP, ou gás de cozinha, é tóxico? Pode explodir?

O GLP, ou gás de cozinha, não é tóxico. Por ser um hidrocarboneto (Carbono e Hidrogênio), ele apenas suprime o Oxigênio presente na atmosfera, e, assim, pode se tornar asfixiante. O GLP só explode quando em proporções de 1:9 com ar atmosférico e em confinamento de espaço, como em um armário em baixo da pia da cozinha ou em um quarto fechado, caso contrário, quanto ao confinamento, ele é apenas inflamável.

É recomendado instalar o botijão de gás de cozinha ao lado do fogão?

NÃO. Recomenda-se que o botijão de gás de cozinha fique posicionado em uma área externa da casa, onde há espaço de ventilação adequado, protegido do sol, da chuva e do vento. Se sua residência não possui área externa para posicionar o botijão de gás, especialmente em apartamentos, este deve ficar próximo a janelas e locais arejados, geralmente na área de serviço, longe do sol direto e do calor.

O que fazer ao sentir cheiro de gás?

Primeiramente não desligue lâmpadas ligadas ou ligue desligadas, isso pode gerar uma fagulha e explodir. Logo que sentir o cheiro de gás feche imediatamente o registro e saia do ambiente. Se o botijão estiver dentro de casa, feche o registro, retire-o do fogão e coloque-o em um lugar bem arejado. Caso more em apartamento, abra bem todas as portas e janelas do ambiente para que o gás saia naturalmente. NUNCA use ventiladores para acelerar o processo, pois produzem faíscas que podem causar uma explosão.

Como saber se o gás está vazando? Como identificar o vazamento de gás?

(Antes dos procedimentos de identificação, lembre-se de não acender luzes ou fontes de calor próximos ao local do botijão.)

Passe uma esponja com água e sabão nas conexões, se aparecerem bolhas, é sinal de vazamento.

Feche as válvulas ou os registros perto dos aparelhos de gás e confira, durante 20 minutos, se ainda assim há algum consumo.

Tubulações de gás enferrujadas também podem ser sinônimo de problemas.

 

O que são cargas perigosas?

Segundo a ABNT, “são produtos que tenham potencial de causar dano ou apresentem risco à saúde, segurança e meio ambiente e tenham sido classificados como tais de acordo com critérios definidos pela regulamentação de transporte”.

Caso presencie um acidente envolvendo quaisquer imagens, rótulos ou painéis ilustrados, ligue 193 e informe o atendente sobre a situação

Como é feita a sinalização de veículos transportadores de produtos perigosos?

A sinalização dos veículos que transportam produtos perigosos é feita por meio de um PAINEL DE SEGURANÇA e um RÓTULO DE RISCO.

Caso presencie um acidente envolvendo quaisquer imagens, rótulos ou painéis ilustrados, ligue 193 e informe o atendente sobre a situação.

Quais os tipos de cargas perigosas?

As cargas perigosas são classificadas segundo sua natureza e os danos que podem causar às populações e ao meio ambiente.

Classificação de produtos perigosos para fins de transporte, segundo a ONU:

Classe 1 – Explosivos (pólvora, nitroglicerina, etc)

Classe 2 – Gases.

Subclasse 2.1 – Gases inflamáveis (Acetileno, GLP, metano, etc);

Subclasse 2.2 – Gases não-inflamáveis, não-tóxicos (oxigênio, ar comprimido);

Subclasse 2.3 – Gases tóxicos (cianeto de hidrogênio, cloro).

Classe 3 – Líquidos inflamáveis (álcool, gasolina, óleo diesel)

Classe 4 – Sólidos inflamáveis (azidas orgânicas, compostos nitrosos):

Subclasse 4.1 – Sólidos inflamáveis;

Subclasse 4.2 – Substâncias sujeitas a combustão espontânea;

Subclasse 4.3 – Substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis.

Classe 5 – Oxidantes (peróxido de hidrogênio, também conhecido como água oxigenada:

Subclasse 5.1 – Substâncias oxidantes;

Subclasse 5.2 – Peróxidos orgânicos.

Classe 6 – Substâncias tóxicas e infectantes (pesticidas):

Subclasse 6.1 – Substâncias tóxicas;

Subclasse 6.2 – Substâncias infectantes.

Classe 7 – Materiais radioativos (césio, rádio, etc).

Classe 8 – Corrosivos (ácido sulfúrico e hidróxido de sódio, mais conhecido como soda cáustica).

Classe 9 – Substâncias perigosas diversas (baterias de lítio, etc)

Caso presencie um acidente envolvendo quaisquer imagens, rótulos ou paineis ilustrados, ligue 193 e informe o atendente sobre a situação.