Equipamentos e Viaturas

    Os equipamentos e viaturas são de extrema importância para o desenvolvimento da atividade bombeiro militar. Se houver danos ou inconformidades, o risco e a dificuldade da atuação sobem exponencialmente, pondo em risco a saúde e o bem-estar do militar, além de aumentar a possibilidade de vítimas e de danos ao patrimônio.

Materiais e Equipamentos

  • Abafador
  • Soprador
  • Bomba costal
  • Material de Sapa
  • Capacete
  • Óculos de Proteção
  • Balaclava
  • EPI Florestal

Viaturas

ABTF

Viatura de 15.900 kg, com capacidade para 3700 L de água para o combate. Feita para atuação em incêndios florestais, a viatura é offroad e dispõe de um sistema de proteção que esguicha água à sua volta.

ATT

Viatura offroad de transporte de tropa, com capacidade de transporte de até 16 militares na sua carroceria, além de equipamentos para o combate e água para hidratação.

ARF

Viatura de apoio rápido à ocorrências florestais. Com sua agilidade e robustez, consegue chegar rapidamente no local do incêndio para iniciar ou dar apoio no combate, ou até mesmo para monitoramento do incêndio.

APP

Viatura de intervenção em produtos perigosos. Uma viatura ágil e que é capaz de se deslocar com rapidez, essencial para iniciar com urgência a atuação exigida nesse tipo de ocorrência, mas com alta capacidade de transporte de material.

APSG

Viatura com plataforma ascendente, sendo muito utilizada para salvamentos, cortes de árvore, captura de insetos e serviços gerais.

ZANGÃO (DRONE)

O Drone, tecnicamente conhecido como Veículo aéreo não tripulado (VANT), também conhecido como aeronave remotamente pilotada , é utilizado para monitorar áreas à distância, os empregos deste equipamento otimizam muito no tempo resposta, estratégia, táticas, decisões e combate nas ocorrências.

Aeronave AT-802

O Air Tractor AT-802 é uma aeronave com capacidade de voar carregando pouco mais de 3.000 litros de água. Seu apoio no combate a incêndios florestais é de fundamental importância. Atualmente o CBMDF possui 2 destas aeronaves.

RESGATE 03 e 04

O helicóptero é uma aeronave destinada prioritariamente ao socorro de pessoas, no caso dos IF o auxílio deste recurso é empregado para deslocamento de tropas, monitoramento e resfriamento de áreas quentes. Nossos modelos são:  EC 130 B4 (Resgate 04) e EC 135 T2 (Resgate 03).