Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal

Informações Básicas

O curso tem duração de 388 horas-aula, dividos em 7 semanas. Ele ocorre no GPRAM anualmente, durante a época de seca. São disponibilizadas vagas para militares de outras forças, de acordo com edital publicado no Boletim Geral do CBMDF.

Breve descrição sobre o CPCIF

O Grupamento de Proteção Ambiental realiza o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal – CPCIF.

O CPCIF capacita operacionalmente os militares do CBMDF e militares de outras instituições a desempenharem a função de combatente florestal, a fim de elevar a eficiência e a segurança das operações de prevenção e combate a incêndio florestal no bioma cerrado, bem como nos demais biomas do Brasil.

O CPCIF é destinado à especialização de oficiais superiores (major), intermediários e subalternos, e Praças do CBMDF, e eventualmente para militares de outra organização militar e civis de órgão público, de acordo com a disponibilidade de vagas externas.

Os incêndios florestais são responsáveis pelos maiores prejuízos possíveis de serem causados às florestas, por serem rápidos e de difícil controle. A importância de se conhecer as causas está na possibilidade de ser criar formas de prevenção.

Incêndios florestais podem durar horas ou mesmo dias e, desta forma, é essencial ao combatente florestal manusear corretamente todos os materiais disponíveis para prevenção e combate nessa atividade. Para que essas operações tenham sucesso e os militares envolvidos possam trabalhar otimizando os recursos humanos e materiais, torna-se imprescindível que ele consiga desempenhar suas funções em harmonia com aqueles que compõem sua equipe, entendendo os níveis de hierarquia e de organização aplicados na prevenção e combate aos incêndios florestais pelo combatente florestal do CBMDF. Tais fundamentos são trabalhados no decorrer do curso buscando capacitar os militares do CBMDF a reconhecer os deveres e as atribuições do pessoal, organizar as prontidões de socorro e guarnições para ações de prevenção e combate a incêndios florestais utilizando o material de combate, assim como utilizar adequadamente as ferramentas, materiais e equipamentos de prevenção e combate a incêndios florestais.

Outra frente abordada no decorrer do curso visa proporcionar aos participantes a capacitação em métodos de prevenção aos incêndios florestais, bem como execução dos diferentes métodos de queima controlada. Além disso, o militar desenvolverá um espírito florestal, ou seja, uma consciência ambiental fundamentada na ecologia e na legislação vigente a respeito do tema. Por fim, o futuro combatente florestal conhecerá as variáveis meteorológicas associadas ao comportamento dos incêndios florestais para aprofundamento dos métodos de prevenção.

Por fim, a disciplina sobrevivência e adaptação ao cerrado, além de prover conhecimentos e habilidades, visa interferir de forma controlada no conforto psicológico e fisiológico do discente, quebrando-lhe inteiramente a rotina urbana, privando-o das informações da sequência de situações apresentadas. Nesse sentido, a disciplina de Sobrevivência e Adaptação ao Cerrado visa proporcionar ao futuro combatente florestal a capacidade de suportar o desconforto, a fadiga, o calor, o ritmo intenso e continuado de atividades intelectuais e físicas, com poucas horas de sono, com a sobrecarga da mochila e equipamento, e com a alimentação restrita. O aluno deverá sempre ter em vista o seu objetivo final, a conclusão com aproveitamento da missão.