Curso de Intervenção em Produtos Perigosos

Informações Básicas

No CBMDF existem dois cursos de intervenção em produtos perigosos. O nível técnico, mais complexo e longo, tem duração de 8 semanas, e o operações, com duração de 2 semanas. Cada um capacita o militar para atuar dentro das suas competências. Ambos são abertos para militares de outras forças, de acordo com edital publicado no Boletim Geral do CBMDF.

Breve descrição sobre o CIPP

O desenvolvimento da sociedade humana levou ao aumento considerável de produtos que necessitam de substâncias químicas para sua produção. Essas substâncias, muitas vezes perigosas, são transportas e manipuladas cada vez em maior volume. Não somente substâncias químicas, mas as radiológicas, biológicas e nucleares são ameaças constantes em uma sociedade em desenvolvimento.

O Serviço de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos SAEPP foi instituído através da Portaria n° 024 de outubro de 2004, na qual foi criada tal atividade para atender a todo tipo de emergência que envolva Produto Perigoso Químico, Biológico e Radiológico e fora colocado a cargo do Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM) pelo Decreto do GDF no 31.817 de 21 de junho de 2010 art. 31 item I letra B.

O Grupamento de Proteção Ambiental, unidade especializada na atividade de atendimento às emergências com produtos perigos, tem a missão de capacitar os militares da unidade, bem como do CBMDF nessa atividade. A visão de futuro de uma instituição de alto desempenho que atua nas emergências com produtos perigosos é ter seus membros habilitados na atividade. Dessa forma, o GPRAM, tem como meta especializar seus militares em nível Técnico e os demais bombeiros do CBMDF no nível Operações.

Sendo assim, é vital a especialização dos militares do CBMDF, pois estes terão os conhecimentos necessários para isolar o local, tentar identificar o produto, tomar as medidas de segurança necessárias, acionar o socorro especializado e auxiliar o técnico em diversos procedimentos necessários para o controle do contaminante, retirada das vítimas e recolhimento ou neutralização do Produto Perigoso.
Também é esperado que o bombeiro Nível operação tenha a capacidade de implementar a resposta planejada pelo Técnico de Produtos Perigosos ou executar os procedimentos operacionais padrão de referência pra o seu nível de competência. Por fim, avaliar os progressos das ações para garantir que os objetivos de resposta estão sendo atendidos de forma segura, eficaz e eficiente.