Curso de Orientação e Navegação Terrestre

Informações Básicas

O curso tem duração de 3 semanas, com teor voltado completamente para o desenvolvimento das habilidades técnicas exigidas dos alunos. São disponibilizadas vagas para militares de outras forças, de acordo com edital publicado no Boletim Geral do CBMDF.

Breve descrição sobre o CONAT

O Curso de Orientação e Navegação Terrestres (CONAT) tem por missão habilitar os oficiais e praças do CBMDF, bem como militares de outras forças, na competência de orientação e navegação terrestre a fim de auxiliar nas atividades operacionais do CBMDF.

No Curso de Orientação e Navegação Terrestre (CONAT), o aluno será capaz de manipular a bússola em diversas situações de tempo e relevo devido ao desenvolvimento de treinamentos práticos executados exclusivamente no CONAT. Além disso, o aluno será competente para navegar através da leitura da abóbada celeste conhecendo as principais constelações e astros, bem como a teoria do movimento dos astros tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. Por fim, o aluno será capaz de operar com maestria os aparelhos de localização geográfica, permitindo assim uma melhor atuação em operações de combate a incêndio florestais, busca e salvamento, ou quaisquer tipo de ocorrência nas quais essas habilidades sejam úteis.