Acampamento Florestal #opvv2022
Entre os dias 9 e 13 de maio o GPRAM ministrou instruções em incêndio florestal ao Curso de Formação de Praça – CFP turma número 18. Os conhecimentos abordados elencam-se entre: prevenção de incêndios florestais, estratégias e táticas, orientação e navegação terrestre, organização de material e combate com viatura. No dia 12 (quinta-feira) as instruções passaram a um outro nível, elas foram concatenadas em atividades práticas na Área Alfa da Marinha localizada em Santa Maria-DF. Lá os alunos foram recepcionados pelo Comandante do CEFAP Ten- Cel. Moura, pelo Subcomandante do GPRAM, Maj. Marcelino e pelo Chefe da Seção de Ensino Maj. Rocha.
Inicialmente foi realizada uma marcha até a base de instruções e em seguida foram distribuídas alimentação e iniciada as oficinas de conhecimentos práticos as quais podemos citar: operação com viatura, uso de abafadores, mochilas costais, uso do GPS, confecção de aceiros com enxadas, mclouds, facões, foices, uso de sopradores e roçadeiras, moto-bombas, combate com aeronave, dentre outras.
O fim destas oficinas se deu por volta das 02h da manhã do dia seguinte, que retomou suas atividades as 06hrs para a atividade avaliativa de confecção de aceiros.
O campo de treinamento ainda contou a visita do Comandante Geral Cel. Alan, comandante este, especialista em combate a incêndio florestal e que na década passada esteve à frente do GPRAM comandando esta operação.
Todo este período contou com a participação de aproximadamente 50 instrutores do GPRAM e de outras OBMs, que realizaram com êxito a missão de preparar e habilitar aproximadamente 300 soldados a contribuírem em atividades de respostas a incêndios florestais durante o período de estiagem no Distrito Federal na Operação Verde-Vivo.