Homenagem ao CBMDF na CLDF

Militares do GPRAM recebem Moção de Louvor na CLDF

Na tarde do dia 20 de maio o CBMDF recebeu uma Moção Honrosa pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. A solenidade de entrega da Moção foi realizada na Feira de Tecnologia Agrobrasília, evento que aconteceu no Auditório Buriti e contou com a participação do presidente da Câmara Legislativa, Dep. Rafael Prudente, Dep. Roosevelt além dos Deputados Federais Izalci Lucas e Bia Kicis.

O reconhecimento simboliza os bons serviços prestados pela instituição no combate a incêndio florestais em todo DF e particularmente nas áreas rurais da capital onde os incêndios se desenvolvem com maior agressividade necessitando assim do desprendimento de grandes recursos da corporação. O Evento foi transmitido ao vivo pelo youtube e, além do CBMDF, a PMDF e demais colaboradores do agronegócio também foram homenageados.

Em 2021 o CBMDF foi acionado para conter um incêndio na região do PAD-DF. O incidente empenhou recursos da corporação por aproximadamente 3 dias e acometeu cerca de 300 hectares de vegetação degradadas pelo fogo.

Fonte: Agência Brasília

Fonte: https://www.flickr.com/photos/roosevelt-vilela/.

Incêndios dessa magnitude geram grandes prejuízos aos produtores da região e o tempo resposta das equipes de bombeiros são essenciais para redução destes prejuízos.
O CBMDF conta diariamente no momento mais crítico do período de estiagem com aproximadamente 200 militares empenhados exclusivamente ao combate a IF e com apoio de cerca de 40 viaturas, 14 delas do tipo auto-bomba tanque com capacidade de armazenamento de 3000 litros de água.

Os registros de área queimada ao longo dos anos estão disponíveis no Geoportal (https://www.geoportal.seduh.df.gov.br/geoportal/) e podem ser consultados para estudos de casos e pesquisas acadêmicas pela comunidade. Ao fim da temporada de incêndio o GPRAM realiza uma catalogação das áreas queimadas com uso de imagens de satélites e as disponibiliza no portal no ano seguinte.

Lembre-se que o uso do fogo no controle da vegetação sem autorização do IBRAM é proibido e em caso de dano de áreas de preservação podem levar até 2 anos de pena de restrição de liberdade além de multa.